Maria Auxiliadora da Cunha Varela, “Dola Varela” nasceu na cidade de Araxá, Minas Gerais, no dia 20 de junho de 1939.
Fez seus estudos, primário e secundário nessa cidade, no Colégio São Domingos e aí iniciou aulas de desenho e pintura em tela.
Em São Paulo, capital, ingressou na Academia Paulista de Artes para aperfeiçoamento em Desenho e Pintura. Aprende a pintar porcelana em 1977, em Goiânia e em 1978 abre seu atelier e ministra cursos das mais variadas técnicas. Nesse ano, faz na Universidade Católica o curso de fotografia com a Prof.ª Rosary Esteves e ganha o 1.º Lugar e Menção Honrosa no Concurso ali realizado.
Com suas alunas no ano de1979 faz sua 1.ª Exposição de Pintura em Porcelana. Desde então participa de exposições nas cidades de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Aracajú e Maceió.
1984 – Viaja para a Colômbia, participa de Exposições nas cidades de Bogotá e Cali e ali ministra seminários de técnicas aplicadas à porcelana. Nesse mesmo ano, segue para os Estados Unidos e em Miami (Flórida) ministra cursos de Pintura em Porcelana e óleo sobre tela.
De volta à Colômbia participa da Exposição Internacional da Federação Colombiana de Pintura em Porcelana, em Bogotá. Em Cali aprende a pintar pássaros coma a Prof.ª Enriqueta de Dominguez – técnica, óleo sobre papel degradê. Em 1989 faz sua exposição de quadros na Caixa Econômica Federal na cidade de Jataí, Goiás.
Desde 1990, participa de todas as Exposições da AGAP (Associação Goiana de Arte em Porcelana), e continua dando aulas em Goiânia e Anápolis, diversificando seu trabalho com a pintura em tela, madeira e vidro.
  
  :: Conheça as obras do artista